quinta-feira, 28 de abril de 2016

Parábolas & Cinema #3 : Resenha Capitão América 3: Guerra Civil - SEM SPOILERS!!!


     Boa tarde caros amigos do Blog, tudo bem? Quero hoje conversar sobre Capitão América Guerra Civil, pois participamos da pré estreia do filme na madrugada de ontem aqui em Curitiba. Pode ler sem receios pois estes comentários são SEM SPOILERS! Ao longo dos próximos dias faremos um artigo com os elementos do filme, assim daremos um tempinho para você assistir e poder debater com a gente.
      
     Estivemos ontem com parte da Equipe do Parábolas resistindo ao frio quase siberiano da madrugada curitibana para contar a vocês nossas primeiras impressões a respeito deste que com certeza é um dos filmes mais aguardados de 2016, O ano para ser Geek neste planeta!


     A primeira impressão que tive ao sair da sala de cinema, é que suas convicções a respeito de qual dos lados está correto pode com toda a tranquilidade do mundo mudar durante o desenvolvimento da trama. Qualquer que seja sua motivação para apoiar o #TeamCap ou o #TeamIronMan, você vai repensar suas posições ao longo do filme, porque ambos possuem excelentes argumentos que justificam suas ações. Em nosso grupo fui voto vencido como vocês podem ver na nossa foto [...] Poxa galera eu achava que éramos amigos!!!!


     O segundo elemento que podemos destacar sem atrapalhar sua experiência com o filme está na motivação que desenvolve a trama: Vingança. É o desejo de vingança contra erros do passado que motiva a maioria dos personagens e os fazem optar pela assinatura do tratado de Sokovia ou pela rejeição a este tratado.

    O tempo de cada personagem na trama é muito bem distribuído e temos o clássico tom de humor característicos dos filmes da Marvel. Somos apresentados a dois personagens que você já viu nos trailers: O Pantera Negra e o Homem-Aranha remodelado para o Universo Cinematográfico da Marvel. O roteiro é mais denso que o que vemos em outros filmes mas mesmo assim, não podemos esquecer que ainda é um filme para agradar fãs e o grande público. 

      Se você leu as HQ's da Saga, uma das principais histórias da década passada (As edições originais foram publicadas entre 2006 e 2007) você vai concordar que é impossível abordar com profundidade uma trama que permeou todas as revistas do universo Marvel por mais de um ano entre prólogo, Saga principal e consequências nos meses posteriores. Para o espaço e a limitação do cinema, acredito que o filme entrega bem o que promete, pois os conflitos entre os grupos são acirrados e duram boa parte do longa. Uma dica com relação aos personagens é que nem tudo o que acontece nos quadrinhos é reproduzido nas telonas.

Entendedores, entenderão!
       Guerra Civil é um filme bastante contextualizado com o atual período em que vivemos, as HQ's refletiam uma frustração da sociedade americana pós 11 de setembro, com um sentimento de impotência de uma nação que vencia guerras ao redor do mundo e foi abalada de maneira muito dura em solo doméstico. Parece que este é o mote do filme: os Vingadores são invencíveis se Unidos, mas divididos podem ser derrotados. A frase de Bob Marley que se transformou no lema dos grupos vem muito bem a calhar:


    Some a este enredo pitadas de intolerância, crise com relação ao controle dos poderes, responsabilidade sobre catástrofes oriundas das batalhas entre heróis e vilões, respostas às perguntas sobre quem supervisiona as ações dos humanos aprimorados e como detê-los em caso de rebelião por um lado, e explorar as fraquezas destes mesmos super seres por outro lado, e você terá a trama de Guerra Civil, que abre muito bem, em minha opinião a terceira fase do Universo Cinematográfico da Marvel! 

    No mais, vamos esperar você assistir ao filme para que possamos discutir mais profundamente os personagens e os elementos que nos surpreenderam durante o longa. Apenas não demore muito, pois queremos compartilhar com você no bate papo Geek de sempre!

Pastor Eduardo Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário