Parábolas & Cinema #10: Davy Jones, e a chave do coração



http://www.wallpaperno.com/Movies
/Pirates_of_the_Caribbean/pirates_of_the_caribbean_davy_jones_1690x2850_
wallpaper_11926/download_2560x1920
      A Lenda de Davy Jones atormentava marinheiros dos mares caribenhos no século XVII e XVIII. Segundo esta lenda todos aqueles que morriam no mar eram levados pelo próprio Davy Jones até o seu “armário” ou “baú” que era a expressão para o fundo do mar, legar este onde todos aqueles que morriam nos mares passariam a eternidade. Esta lenda surgiu devido aos perigos que envolviam a navegação em sua versão moderna: piratas que contrabandeavam ouro e prata do México, navios ainda necessitando de desenvolvimento tecnológico para grandes navegações e as situações precárias para os marinheiros que poderiam morrer por inúmeras razões desde fome, até doenças ou luta armada. 


    No filme “Piratas do Caribe”, temos uma representação desta lenda na pessoa do capitão do navio fantasma Holandês Voador, com muitas incoerências históricas, como a presença do animal mitológico  Kraken, mas deixa pra lá, vamos ao ponto! Por uma decepção amorosa, Davy Jones arrancou o próprio coração e o colocou no fundo de um baú e o escondeu para que ninguém o encontrasse. O controle do próprio Davy Jones e seu navio dependia do controle de seu coração. Aquele que tomasse posse de seu coração poderia controlá-lo o que realmente acontece, quando a Companhia das Índias Ocidentais rouba o baú controlando o Navio utilizando-o para seus propósitos.


    Na cultura Oriental, o coração representa o centro das emoções e pensamentos do homem. Pensamos e sentimos sobre coisas que são realmente valiosas para nossas vidas. Sendo assim nosso coração guarda nossos tesouros pessoais mais valiosos.

    Aquele que acessar nosso coração terá acesso ao centro de nossas emoções e com isso irá nortear nossas decisões e atitudes. O grande porém no entanto, é que existe uma chave para acessá-lo e somos nós mesmos quem escolhemos a quem damos esta chave. 

     A única escolha segura é entregar a chave de acesso de nosso coração a Cristo que nos guiará por um caminho que com toda a certeza nos dará a segurança de que estamos vivendo uma vida digna da obra que Ele fez por nossas vidas. 


Referências Bíblicas:


Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23


Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Apocalipse 3:20


Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:21

Pastor Eduardo Medeiros

Comentários

Postagens mais visitadas