quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Papo Teológico #10 - Vida Longa e Próspera: Spock e o Judaismo


     Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos as nossas caríssimas e caríssimos amigos de Parábolas Geek! 


    Gostaria de falar um pouco a respeito de um dos maiores cumprimentos Nerd de todos os tempos e sua relação com a tradição judaico-cristã! Todos os Nerd's do Universo conhecem a saudação dos Vulcanos eternizadas pelo saudoso Leornard Nimoy, falecido em fevereiro de 2015. 

     O ator, de origem judaica, teve sua inspiração em um ritual de sua religião para criar o cumprimento seguido da expressão: Vida Longa e Próspera! Ele recordou que quando criança, alguns rabinos, durante as reuniões religiosas, abriam as mãos e separavam os dedos. Este gesto tem origem na chamada "Benção dos Cohanim", ou "Birkat Kohanim" em hebraico. Este grupo de rabinos ortodoxos seriam de supostos descendentes do próprio Aarão, sumo sacerdote do Tabernáculo durante a peregrinação de Israel pelo deserto após a saída do Egito, narrativa contada entre os livros de Êxodo e Deuteronômio.

       O gesto característico com ambas as mãos tinha o seguinte significado:

     O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer a sua presença sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante a sua providência, e te dê a paz.”¹

יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ
יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ
יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

     O gesto representa a letra hebraica shin:


     Esta letra tem toda uma simbologia, característica da ritualística judaica, que não vamos abordar por fugir do objetivo deste post que é mostrar que existe relação em muitas coisas da tradição judaico-cristã na cultura Ocidental que acaba chegando ao universo Geek. Embora na prática o gesto de Nimoy não tenha nenhum objetivo religioso, muito pelo contrário, pois seu personagem, Spock é uma apologia à Razão Absoluta, uma mente sem os filtros da emoção ou da fé para a tomada de decisões, é interessante saber que estes elementos estão por aí como Easter Eggs nos filmes e séries que tanto gostamos de procurar.





 Pastor Eduardo Medeiros


Referências

1 - Significado da saudação e texto em hebraico, extraído de http://ruadajudiaria.com/?p=74






5 comentários:

  1. Amei teu blog, vou acompanhar sempre. <3
    que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Acompanhe nosso site novo www.parabolasgeek.com

    ResponderExcluir
  3. Que massa!! Essa me surpreendeu rs
    Deus abençoe pastor!

    ResponderExcluir
  4. Shalom elechem melech haolam!

    Amigo, parabens pelo site. Mas, quero deixar aqui o meu comentario, como Yahudim que sou. Assim que, tenho que lhe informar que sim, 80% de toda a midia que existe no mundo e judaica. Os judeus na verdade estao por tras do dominio do mundo pelo anti cristo. Infelizmente, tenho que ser sincero com voce, de que os mesmos judeus que pecaram na antiguidade, como os fariseus e saduceus, estes ainda estao por ai. E, desde o principio de Bavel, aqueles Yahudim perversos que nao queriam mais ter sobre si como povo o Nome do Eterno, estes criaram ua sociedade secreta, a qual desde tempos antigos, relata a Torah, que eles subiam em cima do monte Hebrom, e la, em adoracao ao deus Moloch, estes faziam seus filhos recem nascidos passarem pelo fogo (queimavam eles) dentro da grande estatua de Molach, que era uma fornalha por dentro. Assim, essa mesma sociedade secreta, assim como os Yahudim que existem ate hoje, estao no dominio da midia sionista, controlando o mundo e fazendo com que o plano do AntiMessias se cumpra. Ou voce nao leu, que a Escritura afirma e deixa claro, que o AntiMessias vira e sera aceito primeiramente pelos proprios Judeus? Ate que se cumpra o que esta Escrito em Zakharyah 12:10, que diz que depois eles verao o verdadeiro Messias, e chorarao, pois verao que Ele realmente era aquele que eles fizeram morrer em uma Cruz, quando nao acreditavam que era o Messicas prometido de Yisra'el. Entao, nao se espante com as muitas coisas judaicas que ver em filmes, novelas etc, pois os judeus dominam o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz e triste ao mesmo tempo, feliz por saber que assim como eu tem muita gente boa pesquisando o passado para poder entender o presente e talvez descobrir o futuro !!!
    Mais para surpresa de todos as evidencias que se tornaram FATOS inexplicáveis para hrande parte dos religiosos e cientistas, indica que o Deus e o Diabo são falsos e ao mesmo tempo verdade !!!
    E quem nos conta tudo sobre essa grande descoberta são os antigos sumérios de cujo milenio depois nasceu o Grande patriarca Judeu Abraão na cidade de Ur dos Caldeus!!!
    Senhores o verdadeiro CRIADOR é tremendamente superior e poderosamente incalculável o seu poder absoluto sobre as milhares de forças em forma de micro energia partículas de átomos, energia escura e invisível que liga tudo sustenta tudo e é 80% de todo o nosso universo!!!
    E nos nao conseguimos vela!!! Somos como peixes no mar talvez os peixes nem saiba que esta na agua!!!
    O Deus blibico e todos os outros deuses de todas as religiões são uma verdadeira fraude e um terrível engano para a humanidade !!!
    Humanidade que foi criada por um grupo de " Deuses "
    Somos feitos a imagem e semelhança desse DEUS ..
    por isso somos trapaceiros mentirosos assacinos e astútos . assim como ele Deus !!!
    E por ai vai seguindo o velório da ignorância dos enganados e enganadores pastores, padres, pai de santo etc e tal !!!
    Fiquem na paz !!!

    ResponderExcluir