terça-feira, 21 de junho de 2016

Parábolas & HQ's #27: Doutor Octopus e a culpa pelo fracasso


  
     Otto Gunther Octavius era um jovem fraco e tímido. Um típico Nerd em sua escola que sofria com os ataques dos valentões populares. Quando se formou em física quântica na faculdade e se tornou um físico atômico de renome, passou a ser respeitado. 

     Havia perdido seu pai antes de se formar, que nunca o perdoou por sempre perder as brigas na escola e por fazer experiências gastando muita eletricidade.

http://screamyell.com.br/site/2014/09/11/hq-doutor-octopus-origem/
       Antes disso já havia perdido sua mãe. Esta vida e estas perdas, fizeram com que Otto mergulhasse no trabalho de maneira obsessiva até que um acidente radioativo fundiu os quatro tentáculos mecânicos que ele usava para manipular material radioativo afetando sua mente.


     Esta foi a origem do Doutor Octopus, uma das maiores mentes científicas do universo Marvel que inicia desta forma sua ascensão ao mundo do crime. Interessante notar que ele parece ser o Nêmesis[1] de Peter Parker, pois ambos tiveram um passado bastante parecido (ambos perderam os pais, sofreram um acidente radioativo que mudou suas vidas para sempre, tiveram dificuldades nos tempos de escola). A única diferença foi o que cada um escolheu fazer com os poderes que lhe foram concedidos.

http://www.geekexpress.com/product/spider-man-doctor-octopus-by-mike-mitchell/

       O que vemos muito nesta geração é a atribuição de culpa pelos resultados na vida de jovens e adolescentes. Jovens colocam a culpa de seu fracasso nos pais, na escola, na sociedade, na igreja, nos líderes, dificilmente encontraremos alguém que que admita que as coisas não estão bem provavelmente em razão de suas escolhas e decisões erradas que tenha tomado.

     Na vida real, não temos poder de alterar o passado, pois ele está lá para te fazer mais forte e melhorar com as experiências negativas. Seu futuro porém, depende das decisões que tomar hoje. Uma família problemática, um casamento fracassado, um pastor que não pode passar todo o tempo que você sente que precisa, enfim, qualquer pessoa pode encontrar razões para se rebelar e abandonar o caminho que está trilhando para experimentar aquilo que o mundo oferece. 




     Você tem liberdade de fazer o que quiser com sua vida, mas o que fizer com ela hoje determinará onde e como você passará a eternidade! Pense nisso, e seja feliz!


Referências Bíblicas:



No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que preserva da morte. Provérbios 12:28



Quem permanece na justiça viverá, mas quem sai em busca do mal corre para a morte. Provérbios 11:19



"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. João 5:24


Pastor Eduardo Medeiros




Notas




[1] Nêmesis, na mitologia grega, era o nome de uma deusa que foi criada como irmã de outra deusa chamada Têmis. Tiveram a mesma educação e foram criadas nas mesmas condições pelas mesmas pessoas. Têmis se tornou a deusa da ética e da justiça, Nêmesis a deusa da vingança. Consideramos Nêmesis o oponente perfeito, o oposto, com caminhos parecidos até certo ponto da vida, em algum momento se separam e começam a trilhar jornadas opostas. Você conhece algum Nêmesis que caminhou com você no Senhor até certo ponto e hoje está distante, trilhando outra jornada? Ou quem sabe você já trilhou os caminhos do Senhor e hoje se tornou um Nêmesis e vê antigos amigos crescendo no Senhor e você para trás tomando decisões que podem ter uma aparência de felicidade, mas que quando está sozinho diante do espelho o Espírito Santo mostra que seu lugar não é onde está, mas sim onde você esteve? É tempo de voltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário