quinta-feira, 16 de junho de 2016

Parábolas & Literatura #3: Cristo, Tolkien e Gandalf



http://wallpapercave.com/gandalf-wallpapers
     Olórin recebeu vários nomes: Mithrandir para os elfos, Tharkûn para os anões e Gandalf para os homens. Ele é um mago Istari da raça dos Maiar, que são espíritos angelicais na mitologia de Tolkien. Foi um dos Istari enviados a Terra Média para aconselhar os homens e impedir que a escuridão retornasse ao mundo. O grande porém da vinda dos istaris estava no fato de que não poderiam ser vistos em todo o esplendor de sua forma, necessitando para isso, que assumissem uma forma humana enquanto estivessem na Terra Média. Olórin foi um dos cinco istari enviados, mas o único que permaneceu fiel a sua missão original até o final. Auxiliou a liga de anões que derrotou o último dos Grandes Dragões da Terra Média que poderia ser utilizado por Sauron na Guerra do Anel e foi decisivo na missão da Irmandade para a destruição do Um Anel.


     Em sua Batalha com o Balrog (um demônio remanescente da Primeira Era da Terra Média) acaba morrendo, mas é enviado de volta para concluir sua missão, mudando seu nome de Gandalf, o Cinzento para Gandalf, o Branco. Entre as muitas surpresas deste poderoso mago Maiar, estava a sua fixação pelo povo mais frágil de toda a Terra Média: os Hobbits. Menores que os anões, sem habilidades especiais, Gandalf os amava muito e sempre dizia que eles tinham uma força interior que superaria a das outras raças maiores e mais fortes que eles. Com as jornadas do Hobbit e do Senhor dos Anéis, todos podem verificar que ele estava certo. Após a Guerra do Anel, retorna para Valori levando Bilbo e Frodo Bolseiro consigo, pois ficaram contaminados por carregarem o Um Anel.


     Dentro da fé cristã, um dos elementos que Tolkien utilizou para escrever sua obra na década de trinta do século passado, também existe Alguém que foi enviado para a Terra com o objetivo de aconselhar, ensinar e cuidar da Humanidade. Este Alguém também morreu e ressuscitou para concluir Sua missão de restaurar o bem e eliminar o mal. Não pudemos ver todo o Seu esplendor, pois não suportaríamos, por esta razão Ele veio a Terra na forma humana e, como Gandalf, Ele também é apaixonado pela humanidade, mesmo sendo fraca, falha e não tendo nada que possa agradá-Lo. Mesmo assim, confia em nossa missão e nos apoia incondicionalmente. 


     Seu nome é Jesus Cristo, e diferente de Olórin, Ele não é uma ficção. Ele está vivo e é o mesmo, ontem, hoje e sempre!



Referências Bíblicas:


Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Hebreus 13:8


E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14

Pastor Eduardo Medeiros

2 comentários:

  1. Olá Pastor Eduardo! Gostei imensamente da proposta desse blog, que bom que vocês estão ampliando e saltaram para esse formato também, pois senão, acho que não chegaria até vocês.

    Sou cristã e muito fã de "Senhor dos Anéis", apesar de só conhecer os filmes. Nunca tinha pensado a respeito da semelhança entre Gandalf e Cristo, muito legal meditar nisso:)

    Fiquei mesmo impressionada! Abs.
    cafeebonslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia caríssima Kelly!
      Fico muito feliz em ver seu interesse por este trabalho!
      Confira nossa coluna Parábolas & Literatura, onde estamos trabalhando com os personagens de Senhor dos Anéis, pelo viés dos livros.

      Gollum, está frequinho, acabamos de publicar
      http://parabolasgeek.blogspot.com.br/2016/06/parabolas-literatura-5-gollum-o-vicio-e.html

      E Frodo

      http://parabolasgeek.blogspot.com.br/2016/06/parabolas-literatura-4-frodo-bolseiro.html

      Vamos conferir seu blog, caso queira conversar a respeito, em nosso facebook, temos mais de 400 parábolas que estamos migrando para o blog!

      Grande abraço e mais uma vez obrigado pelo Feedback, ele é muito importante para nós!

      Excluir