Papo Teológico #9: Batalha Espiritual Capítulo 3: Inteligência Militar




Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 

     Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Ef.6:10-13

    Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer. Ef. 6:18-20



     Finalizando nossa série sobre Batalha Espiritual gostaria de compartilhar com vocês dois elementos fundamentais para nossa guerra contra um Inimigo comum a todos os cristãos: Satanás e seus aliados. Antes de iniciar nossa conversa, caso você não tenha lido os dois capítulos anteriores, seguem os respectivos links:



     Falamos nos capítulos anteriores sobre as armas disponíveis aos cristãos, tanto as de ataque, quanto de defesa. Hoje neste último capítulo, vamos abordar rapidamente algo sobre nosso inimigo e como podemos vencer este inimigo. Por isso podemos atribuir a este texto o título de Inteligência Militar.


1ª - Verdade para nossa luta espiritual: Nosso Inimigo.

     Paulo retrata nos primeiros versículos do texto o inimigo de nossas almas.Esta é uma informação fundamental. Quando falamos sobre o exército, existem grupos que passam todo o tempo analisando documentos para que possam ser utilizados no campo de batalha. Este trabalho de coletar informações é muito importante pois poupará vítimas na hora da luta armada. Lembro-me de um filme chamado o Jogo da Imitação, de 2014 onde a história de Alan Turing que conseguiu decifrar um código nazista sobre quais os próximos ataques aos aliados durante a Segunda Grande Guerra. É inteligente entendermos contra quem estamos lutando para que possamos ser bem sucedidos nesta guerra espiritual que todos os cristãos enfrentam.


     O trabalho da inteligência é fundamental para que uma guerra seja ganha. Através desta pesquisa é possível saber quem de fato é nosso inimigo e como podemos vencer e quais são seus pontos fracos.

pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Ef. 6:11

1 –O Líder

A Bíblia traz diversos nomes para o líder do exército contra o qual lutamos. 

- Diabo, do grego diabolos significa Acusador

- Satanás significa Adversário

       Ele também é chamado tentador, homicida e mentiroso.

     Ele é poderoso mas não se compara a Deus, porque não é Eterno pois também foi criado portanto, não é Onipresente, Onipotente ou Onisciente. Seu conhecimento sobre nossas vidas é limitado. Como não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ele faz isso através de uma rede organizada que o auxilia nesta empreitada de invalidar o sacrifício de Jesus na Cruz, levando muitos com ele para o inferno que é o lugar destinado a ele e seus demônios.

     Já pensou na razão pela qual Santanas não desiste de sua obra maligna se já sabemos que no final desta história ele perderá? Se ele conseguir arrastar uma multidão com Ele no grande dia do Juízo de Cristo onde será lançado nas chamas infernais, o preço pago por Cristo na terra seria minimizado. Por esta razão ele continua sua jornada de sedução para com a humanidade e continuará até o último instante.

2 – Os ajudantes de Satanás

    Paulo os chama de principados e potestades. Não quero falar de hierarquia demoníaca hoje, mas independente disso o fundamental é saber duas coisas:

1 – Esta guerra celestial é real e nós cristãos fazemos parte dela. Por isso precisamos despertar para esta realidade e parar de achar que nosso cristianismo é um parque de diversões. Não! Ele é um campo de batalha!

2 – Nossa luta não é contra outras pessoas, mas contra forças malignas que operam em todas as esferas de nossa sociedade inclusive através de pessoas. Sempre que você lutar contra outro ser humano, você está perdendo tempo precioso, pois deveria lutar contra o diabo e seu exército. 

    Você não tem poder, mas Jesus já venceu esta batalha. Então você não luta para alcançar a vitória, você luta em vitória!

3 – As aptidões de Satanás

     Ele é um inimigo forte e você precisa do poder do Alto para vencer. Duas figuras bíblicas que vemos sobre ele são: um dragão e um leão. Nenhum dos dois você poderia enfrentar de mãos limpas.

    Paulo usa o termo luta. Isto mostra que você não está na arquibancada assistindo ao MMA ou ao Boxe olímpico, você está no ringue lutando queira você ou não!

    Ao ler o livro de Jó você entende que ele tem poder para fazer muitas coisas com o corpo do indivíduo, com o lar, com as riquezas e os com os amigos que você tiver.

    Jesus chama Satanás de ladrão e diz que ele vem para roubar matar e destruir. João 10:10. Satanás não é apenas um inimigo forte mas é astuto e malicioso, e lutamos contra as ciladas do diabo. Isso quer dizer estratégias.

Nós não podemos ignorar seus desígnios.

     Existem pessoas astutas e sagazes que enganam e traem, por trás delas está o maior de todos os enganadores, Satanás!

Sua maior especialidade é cegar as pessoas para a verdade da Palavra de Deus

Estamos envolvidos queiramos ou não em uma batalha terrível contra inimigos externos: o sistema mundo que jaz no maligno e inimigos internos: nossa carne.

Primeira Verdade é que precisamos de equipamento para vencer esta batalha como vimos o equipamento de defesa e de ataque.

Segunda Verdade é que precisamos de um combustível para usar armadura. Ef 6:18-20

     A oração é a energia que nos capacita a usar a armadura de Deus e a espada. Não somos capazes de lutar essa batalha com nosso poder por mais fortes que possamos ser. 

     Quando Ameleque atacou Israel Moisés foi para o monte orar enquanto Josué usava a espada no campo de batalha. Esta história está descrita em Êxodo 17.

Nossa oração não pode ser qualquer uma Paulo nos ensina como devemos orar:

1 - Devemos orar em todo o tempo

     Isso não quer dizer que devemos orar 24 horas por dia. Mas que estejamos todo o tempo em comunhão com Deus.

      Nós não devemos orar Senhor nos coloca em tua presença porque nunca devemos sair da Presença Dele! O Cristão deve orar sem cessar por que nunca sabemos quando seremos atacados pelo inimigo. O Espírito Santo nos avisa quando estivermos com uma cilada.

     Mais de um cristão já foi derrotado por um ataque inesperado de Satanás.

2 - Orar com toda a oração

     Fp 4:6 1Tm 2:1 mostra que existe mais de uma forma de orar. Oração de súplicas, intercessão e ação de graças.

     O cristão que ora apenas um tipo de oração para pedir coisas está perdendo bênçãos importantes.

Ação de graças é uma arma fundamental para derrotar satanás

Intercessão por outras pessoas nos dará vitórias fundamentais para nossa vida.

3 - Orar no Espírito

Esta é a única oração que não será egoísta e dentro do que Deus deseja que nós oremos.

O incenso no tabernáculo representa a oração que esconde o sacerdote no Santo dos Santos.

4 - Orar com olhos abertos.

Significa Vigiar. Orando devemos estar sempre alertas para os ataques de nosso inimigo.

5 – Continuar a orar

A palavra perseverança significa simplesmente não desistir e permanecer.

6 – Orar por todos os santos.

A oração que Jesus nos ensinou começa como? Pai Nosso não Meu Pai

     Oramos como parte de uma grande família. Paulo já havia tido experiências celestiais e ele pediu orações aos cristãos de Éfeso Isso só quer dizer uma coisa: que eu e você precisamos muito de orações também! Quando você orar para que outros cristãos vençam a Satanás você também vence!

Grande abraço a todos nossos caríssimos amigos de Parábolas Geek!
Vivam o melhor dia de suas vidas!

Pastor Eduardo Medeiros
















Comentários

Postagens mais visitadas