Papo Teológico #10: Caravanserai e a Igreja






Caravanserai era o nome de lugares destinados ao descanso de viajantes do deserto da Arábia. 


     Quando imagino quão inóspito deveria ser um dia de viagem a temperaturas de 45°, 50° durante o dia e de 0° durante a noite, estes refúgios no meio do deserto deveriam ser, para aqueles que lá chegavam o paraíso na terra. Interessante que a estrutura de um Caravanserai era apenas para uma noite ou dia, não podia ser utilizada para habitação, quem a utilizava estava somente de passagem.


    A estrutura da igreja para os primeiros cristãos era similar a um Caravanserai. Como tinham uma vida ativa e perigosa pelo resgate das almas, cada reunião do Corpo nas catacumbas de Roma, Jerusalém ou qualquer lugar, era um lugar de refúgio e descanso para aqueles que participavam, sendo que para muitos cada reunião poderia ser a última. Com o passar do tempo, a igreja, ou seja nós, temos transformado lugares de refúgio em lugares de habitação, trazendo reclamação, desconforto e muitas vezes ingratidão com esta estrutura. O problema não está na estrutura, mas na utilização que temos feito dela. 

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 23:1-4


Grande Abraço a você, viva o melhor dia de sua vida!

Pastor Eduardo Medeiros






Comentários

Postagens mais visitadas