Parábolas & Cinema #27 Star Wars - Rogue One: Chirrut Imwe


   
     Chirrut Imwe não é um Jedi, mas possui sua inspiração nos Mestres da Força. Usa esta espiritualidade para superar sua cegueira física. Um lutador formidável. 



     Como a história de Rogue One se passa após a Vingança dos Sith e antes de Uma nova Esperança, os Jedi não existem mais. Chirrut acredita no Legado que os cavaleiros Jedi deixaram na História, mas não se pode esperar pela sua volta. O presente pede que homens e mulheres se levantem para enfrentar as ameaças que pairam sobre a Galáxia após a ascensão do Império Galático.

     Parece um tanto quanto nostálgico que após uma Era de Ouro Jedi,simples homens e mulheres sejam a única esperança do universo. Chirrut representa esta transição: ele conhece a História, sabe da glória do passado, mas não espera que ela retorne por isso dará sua contribuição para roubar os planos e projetos de construção da Estrela da Morte.

     Esta pequena biografia do personagem do novo filme do universo Star Wars que é o que sabemos até agora antes da estréia do mesmo, me levam a fazer algumas conexões com a Palavra de Deus. Se você me permitir, gostaria de hoje fazer duas analogias entre Chirrut Imwe e a Bíblia.

     A primeira delas está no Antigo Testamento: A saída do Egito é o elemento fundador da nação de Israel. O marco zero, o início de sua História Política digamos assim. E que início eles tiveram! A abertura do Mar Vermelho, a coluna de Fogo durante a noite, a Nuvem durante o dia no deserto, o Maná, as codornizes, tantos sinais e maravilhas marcaram o início desta história sobrenatural. Mas o tempo passou e o povo se afastou deste início glorioso! Quando Israel adotou o sistema monárquico e muitos líderes maus se levantaram sobre o povo, este passado maravilhoso quase caiu no esquecimento de todos. Apenas um pequeno grupo de guerreiros se levantava para relembrar o povo de que o mesmo Deus que tirou Seu povo do Egito ainda tinha o controle da situação. Este grupo era conhecido como profetas. Embora eles esperassem pelo comprimento das promessas sobre a vinda do Messias, eles agiam em seu presente para que o povo vivesse de acordo com as Escrituras. Conheciam o passado de glória e sabiam da restauração deste passado no futuro, mas isso não os impedia de lutar pela transformação do presente relembrando ao povo aquilo que eles já haviam se esquecido! Por isso eram boca de Deus para sua geração!

"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Deuteronômio 5:6

Eu sou o Senhor, o seu Deus, que o tirei da terra do Egito. Abra a sua boca, e eu o alimentarei. Salmos 81:10

"Mas eu sou o Senhor, o seu Deus, desde a terra do Egito. Vocês não reconhecerão nenhum outro Deus além de mim, nenhum outro Salvador senão a mim. Oséias 13:4

"Como nos dias em que você saiu do Egito, ali mostrarei as minhas maravilhas". Miquéias 7:15

"Eu mesmo os tirei do Egito, e os conduzi por quarenta anos no deserto para lhes dar a terra dos amorreus. Amós 2:10


     A segunda analogia possível para o personagem de hoje é a Igreja do Senhor Jesus. A partir de 11 homens que andaram com Cristo e viram todos os seus milagres, sinais e prodígios milhões e milhões de homens e mulheres receberam as Boas Novas do Evangelho e aguardam a Volta de Cristo para o Final da História. Não vivemos com Jesus no período mais glorioso da humanidade enquanto Ele por aqui caminhou, mas temos a esperança de Seu retorno e mesmo sendo homens e mulheres comuns, podemos ter a certeza de que Ele está conosco nos ajudando a cumprir nossa missão de restaurar a humanidade para Sua Volta! Aleluia!

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.Filipenses 3:20

Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. João 14:12


     Demos um passeio pela Bíblia com nosso amigo Chirrut. O que nos espera o próximo texto? Aguarde!

     Nos ajude compartilhando e comentando este texto se você gostou dele, isso é muito importante para nós!

Que a Verdadeira Força esteja com você!
Pastor Eduardo Medeiros








Comentários

Postagens mais visitadas