Parábolas & Cinema #28: Star Wars - Rogue One: Jyn Erso

Disponível em http://anoncraft.com/wallpaper/rogue-one-jyn-erso-star-wars-movie-571/

     Jyn Erso é filha do cientista Galen Erso que é levado pelo Império quando ela era ainda  uma adolescente, precisando viver por conta própria desde então. 

     É recrutada pela Aliança Rebelde, mas tinha muitos problemas com autoridade e em cumprir regras. Recebe uma nova chance da líder da Aliança Mon Mothma e passa a liderar a força tarefa que tem como objetivo principal roubar os projetos de uma Super Arma em desenvolvimento pelo Império capaz de destruir planetas inteiros. Esta operação passa a ser conhecida como Rogue One e esta arma seria conhecida como a Estrela da Morte. Sabemos que eles foram bem-sucedidos em sua empreitada pois estes planos seriam essenciais para a destruição da Estação Bélica no Episódio IV: Uma Nova Esperança em uma das mais famosas batalhas desta guerra galática: a Batalha de Yavin.

      Quando penso em Jyn Erso dois fatos vêm até minha mente e gostaria de compartilhá-los com vocês. O primeiro diz respeito ao comportamento rebelde da personagem. Uma adolescência sem os pais a fez perder a referência de autoridade e respeito. A grande questão que surge é que hoje temos muitos adolescentes que, embora morem com seus pais, vivem como se não os tivessem. Passam o tempo todo trancados em seus mundos criados em redes sociais onde não desgrudam de seus aparelhos para ter uma conversa no mundo real com seus pais. Não existe relacionamento, que é terceirizado para a escola ou para a igreja. Esta falta de autoridade e afinidade talvez entre os filhos e os pais resultou em uma geração bastante superficial em sua grande maioria, que não tem muita responsabilidade e não estão prontos para abraçar a vida adulta, com jovens saindo das casas de seua pais cada vez mais tarde. O Antigo Testamento termina e o Novo começa uma ordenança de que os pais devem conquistar o coração dos filhos e vice-versa  e não podemos desprezar esta instrução da Palavra de Deus.

Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais" Malaquias 4:6a

E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos. Lucas 1:17a


       Outro ponto que Jyn levanta está nos resultados de suas ações. Uma missão extremamente difícil foi um sucesso, porém os resultados práticos desta conquista parecem um tanto quanto injustos. Seus nomes permanecem no anonimato. Os louros não são para eles. Mais tarde por causa de seu trabalho a Estrela da Morte será destruída e outros serão condecorados. Isso mostra que como igreja, não devemos esperar receber sempre elogios pelo nosso trabalho. Uma vida ganha para Cristo através de seu trabalho pode não ser muito comemorada, mas mais tarde esta pessoa pode ser um poderoso instrumento de Deus para restaurar a Igreja e ganhar milhares e milhares de almas! Seu prêmio é o mesmo, então entenda que não é QUANTO você faz para Deus, mas sim, COMO você faz e qual é a intenção de seu coração. Se estamos trabalhando para receber os elogios e termos nossos egos afagados pelo quão bom somos, já recebemos nosso prêmio. Mas se queremos fazer realmente parte do Reino de Deus, trabalhamos como uma grande equipe, onde a vitória de meu irmão é a minha vitória também e nosso verdadeiro prêmio está na Eternidade com Cristo! É isso que precisamos buscar!


Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;1 Coríntios 3:6

“Tenham cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso em trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.” Mateus 6:1-4

Grande Abraço! Que a Verdadeira Força do Altíssimo esteja com você!

#GoRogue!
Pastor Eduardo Medeiros



Comentários

  1. Com uma trilogia que remodelou para sempre a forma de fazer cinema, e com outra trilogia que… bem, mudou a forma como víamos George Lucas, a franquia Star Wars é a mais rentável e cultuada da história da sétima arte. Felicity Jones foi maravilhosa no filme, é uma atriz preciosa que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém a vi em 7 Minutos Depois da Meia Noite, um dos melhores filmes de dramainclusive a passarão em TV, sendo sincera eu acho que a sua atuação é extraordinário, em minha opinião é a atriz mais completa da sua geração, mas infelizmente não é reconhecida como se deve.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas